
ITABIRITO (MG) – Na ladeira da Rua Efigênia Oliveira Batista, bairro Santa Rita, na manhã desta quinta (22/5), dois imóveis foram derrubados pela Prefeitura.
Um desses imóveis foi invadido por duas famílias e, a mando da Justiça, elas tiveram de deixá-lo hoje.
A casa invadida fica em cima de um barracão – como se fosse um prédio de 2 andares, em que cada família invasora ocupava 1 andar.
VEJA VÍDEO:
Ao lado (e ladeira abaixo) há uma 2ª casa – que atualmente está vazia. Isso porque em 2022 ela foi atingida pelo barranco que segurava o imóvel (em que estavam vivendo os invasores).
O risco no local (por conta desse barranco) era iminente.
No que diz respeito à invasão, na parte de cima (na casa) moravam 1 mãe e 2 crianças. Todos foram para a residência alugada pela avó dos menores, que fica próxima, no mesmo bairro.
No barracão, viviam 5 pessoas (nenhuma criança). Esta família é de Timóteo (Vale do Aço) para onde vai voltar levando toda a mudança (por conta da Prefeitura de Itabirito).
Ao Radar Geral, as famílias itiram o erro que cometeram, e reconheceram o empenho da Prefeitura para tentar resolver a situação (inclusive oferecendo vários tipos de auxílio).
A avó das crianças (que também é do Vale do Aço, mas está em Itabirito há mais de 10 anos) disse ao site que Itabirito é “bem melhor que Timóteo”. “Para conseguir uma cesta básica lá é um custo”, afirmou.
Já a matriarca da outra família (a que está voltando para o Vale do Aço) disse que veio para Itabirito para que seus filhos (com problemas mentais) pudessem ser tratados no Caps. E afirmou que o valor do aluguel social, oferecido pelo Município itabiritense, não é suficiente para se viver em Itabirito.

No local, estiveram, além do oficial de Justiça, vários servidores da Prefeitura (incluindo do Urbanismo, Obras, Defesa Civil, Assistência Social, Guarda Municipal etc).
EM TEMPO: a família que está retornado para o Vale do Aço possuía uma maritaca engaiolada. O Radar ficou sabendo que a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada – contudo o site não soube como foi o desfecho desta situação em específico.