
Uma pessoa que ou a infância e a adolescencia em Itabirito (MG) surpreendeu telespectadores da TV Globo na cidade ao surgir numa reportagem feita pelo Jornal Hoje (portanto veículada para todo o país) para falar sobre o papa Francisco – que morreu ontem (21/4).
Trata-se de Renato Silva Nanati – que atualmente trabalha (num hotel) e vive em Roma.
Quando tinha 33 anos, Nanati foi tentar a sorte na Europa em 2010. “Eu vim com a minha namorada, que é de Conselheiro Lafaiete, hoje minha esposa, para adquirir cidadania italiana (…). Viemos com intenção de trabalhar em restaurantes, levantar uma graninha e voltar para o Brasil. Mas estamos aqui há 15 anos”, disse ele (por meio de áudio), em tom bem-humorado, ao Radar Geral.
Nanati é filho do senhor Jair (da Casa Vera) e da senhora Vera – casal conhecido em Itabirito.
VEJA VÍDEO:
Renato, que inclusive é autor de um livro sobre a Inconfidência Mineira, conta como foi achado pela produção da emissora:
“A Patrícia, produtora da TV Globo, entrou em um grupo de brasileiros em Roma procurando pessoas que queriam dar entrevista, e eu deixei meu telefone. Foi quando eles fizeram contato. E a gente gravou por videomensagem. Eles faziam perguntas e eu respondia. Foi feito então todo o processo para que eu ficasse bem enquadrado na imagem”.
Em seu depoimento à TV, ele fala sobre a lotação dos hotéis em Roma por conta do ponto onde o papa escolheu para ser sepultado: Basílica de Santa Maria Maggiore. Trata-se de um “sepultamento fora dos portões do Vaticano, a pedido do próprio papa. O que quebra uma tradição de mais de um século da Igreja Católica”, informou o portal G1.
Para Nanati, “em tempos de desunião (…), o papa queria um mundo melhor, sem guerra e com as pessoas mais unidas”.